domingo, 20 de julho de 2008

- Por que essa seriedade?

Imagine um... planeta. Em que nasce uma árvore de jujubas falantes, com pés na cabeças e granadas na mão.

O que não tem nexo, o que não tem lei. Ele, O Coringa, é isso, extrapolado, potencializado, virado ao avesso e desvirado. Seus maiores medos, sejam quais for, tem a cara dele, porque o Medo é sempre uma quebra da rotina. Seus planos e crenças só tem valor até que alguém aperte um botão vermelho, é o que ele vem te lembrar. Qualquer valor é maleável e discutível nas mãos de quem nada tem a perder e nada deseja ganhar.

Ele ri porque ele é o Nada último, e você nada pode fazer sobre isso.

Jack Nicholson foi um Coringa estiloso, admito, mas ainda assim Jack Nicholson. Deve ser porque ele tem demais de si mesmo em si mesmo e olhamos para a tela e vemos Nicholson fazer um bom Coringa, ponto. O Heath Ledger não (que Sei Lá o Quê o tenha), ele não tinha nada de si em si: vestiu o Nada de um legítimo Coringa e ultrapassou os limites do caos e do niilismo.

Você não pode viver com ele, o Coringa; mas não pode viver sem ele, sem algo para te lembrar que você e o Seu Mundo valem tanto quanto a sanidade permitirem. Você não consegue viver com o Coringa, mas não conseguiria matá-lo nem que pudesse.

2 comentários:

Dissolvida disse...

Cara, parabéns pelo texto!
Eu venho tentando explicar o pq de eu achar esse coringa melhor q o do Jack Nicholson e não conseguia, e é exatamente isso q vc falou!!!

Foda!

beijos

Cedric Aveline disse...

descordo.
Primeiramente este filme do batman não é fiel aos quadrinhos.
e o outro apesar de mais infantil era mais fiel.

O coringa do nosso querido Jack era mais fiel, ou seja, mais palhaço e mesmo assim medonho, mesmo possuindo uma maquiagem perfeita, ou seja, bem feita.
O nosso novo coringa, possui uma roupa mais fudida, e uma maquiagem borrada, deixando a cara do coringa medonha. o nosso amigo falecido viadinho das montanhas, sempre faz a mesma cara, uma boca esquiita que com ajuda da maquiagem do figurino e da fotografia do filme ( que é assustador) parece muito mais expresiva do que a do nosso amigo Jack. Que nasceu para fazer o coringa! De jeito nenhum digo que ele foi ruim!
mas não foi melhor do que o jack , e de forma alguma merece o Oscar!